Ponto de Equilíbrio

Ponto de Equilíbrio
fevereiro 13 11:15 2019 Imprimir este artigo

Sejam bem vindos à coluna Ponto de Equilíbrio! Você sabe o que é Ponto de Equilíbrio em Finanças? Falaremos nessa coluna sobre investimentos, crédito, endividamento, entre outros assuntos ligados às finanças das pessoas, mas tudo isso também é muito importante nas finanças das empresas! Aliás, a origem desse nome está nas finanças empresariais.

Todas as empresas precisam saber qual é seu ponto de equilíbrio, que significa o momento em que as receitas conseguem suprir todas as despesas, ou seja, o momento em que as empresas começam a ter LUCRO!

Para isso, é importante saber quais são as despesas fixas, aquelas que mesmo sem produzir ou vender nada devem ser pagas, e as variáveis, que só existem em função da produção ou da venda dos produtos. Dentro dessas despesas estão os CUSTOS que na maioria das vezes são em função da produção. Em seguida, o empresário tem que saber FORMAR o preço do seu produto ou serviço com base nessas despesas fixas e variáveis. Essa tomada de decisão envolve muitos fatores tais como: posição da empresa no mercado, sazonalidade, fluxo de caixa etc.

Na prática, não é fácil calcular exatamente esse ponto, pois dificilmente conseguimos igualar receitas e despesas, uma vez que conforme as empresas vão vendendo mais, aumentamos as receitas, mas as despesas e os custos variáveis também entram na conta. Contudo é necessário que as empresas conheçam aproximadamente esse valor para saberem quando podem fazer promoções, quanto podem esperar para vender etc.

Enfim, pessoas, empresas e governos precisam saber seu PONTO DE EQUILÍBRIO financeiro para que não caiam nas armadilhas das finanças…

Ponto de Equilíbrio

————–

Creso Rocha Junior, CEO & Fundador da FINEDUC, formado em Administração de Empresas, com especialização em Docência do Ensino Superior, além de MBA em Finanças de Mercado e certificado como um profissional CFP – Certified Financial Planner.

  Categoria: