Apple deve lançar fone de ouvido com sensor biométrico

Apple deve lançar fone de ouvido com sensor biométrico
janeiro 08 17:43 2019

A fabricante de equipamentos eletrônicos americana publicou recentemente uma patente para um fone de ouvido para celulares que além de tocar música, coleta dados relativos à saúde do usuário. O novo fone de ouvido da Apple promete revolucionar o mercado

O fone de ouvido patenteado pela Apple terá a dupla função de tocar música ao usuário e coletar dados biométricos tais como: temperatura corporal; batimentos cardíacos e nível de oxigenação do sangue de seu usuário.

Segundo a fabricante, a grande inovação do sensor biométrico instalado junto ao fone de ouvido é o fato de que, por não ser invasivo e estar constantemente em contato com a pele do indivíduo, o novo fone da Apple deverá ser usado com assiduidade muito maior do que a constância de uso dos medidores de frequência cardíaca tradicionais.

Ainda segundo a Apple, um dos sensores previstos para o novo aparelho é o photoplethysmogram, um sensor que emite uma luz em direção à pele do usuário e mede a reflexividade desse padrão luminoso, para aferir o perfil do fluxo sanguíneo pela pele do usuário.

Com base na percepção do fluxo sanguíneo na pele, é possível inferir dados como: frequência cardíaca; volume da circulação sanguínea e frequência respiratória do usuário. Computando esses valores em um algoritmo é possível traçar diagnósticos e determinar soluções para melhorar a saúde do usuário.

Para identificar se os fones de ouvido estão sendo utilizados em um dato momento, sensores de temperatura comparam a temperatura coletada na superfície externa do fone com a temperatura ambiente. Alternativamente, um sensor de proximidade (emissor + coletor de infrared) pode detectar o contato dos fones com a orelha do indivíduo.

O fone ainda não tem data prevista de lançamento.

Fonte: Dino Divulgador de Notícias e Redação

  Artigo "marcado" como:
  Categoria: