Vale a pena começar o ano fazendo um MBA?

Vale a pena começar o ano fazendo um MBA?
janeiro 13 08:00 2019

Começar um MBA é uma questão que sempre ronda a cabeça dos profissionais e das empresas no início de cada ano, seja pensando em uma valorização profissional, para os primeiros, ou mesmo um investimento em funcionários mais qualificados e com novas ideias, no lado empresarial.

O Master in Business Administration (MBA) não é novo no Brasil e tem crescido entre cursos presenciais e online em todas as regiões do país. Para que o curso seja reconhecido pelo MEC é exigido a mesma carga horária mínima dos curso lato sensu, que são 360 horas, e que possua uma estrutura curricular na área de administração.

Boa parte das faculdades que oferecem esse tipo de curso afirma que esse modelo de ensino tem como base tratar de problemas reais das companhias, e também ajudar profissional a se inserir no mercado de trabalho após o término do curso de graduação.

Cláudio Piomonte é analista de sistema e possui uma empresa de tecnologia há 18 anos. Em 2016, decidiu fazer um MBA na área de Gestão da Inovação. Por conta da área que trabalhava, Cláudio percebeu que precisava estar mais atualizado nos processos de inovação que surgem a todo momento.

“Já tinha uma experiência de mercado e fiz o MBA sabendo exatamente o que queria tirar dele. Aproveitei para fazer boas conexões e acabei mudando meu setup mental. Foi no curso que criei um produto e que logo se tornou um dos carros-chefes hoje na minha empresa”, conta Cláudio ao EKONOMY.

Outro profissional que investiu em um MBA como um impulsionador na carreira foi Daniel Cordeiro. Engenheiro de segurança há quase 10 anos, queria conhecer mais sobre como gerir obras, por isso fez o curso de Gestão de Projetos para se aperfeiçoar. “O curso me abriu os olhos sobre como gerenciar um projeto, seja ele em qualquer área de atuação”, afirmou.

Na Paraíba, várias faculdades oferecem cursos de MBA, tanto presencial como à distância (EAD), sendo que em sua grande maioria, os MBA estão ligados as áreas de Negócios e Engenharia.  

Para Pró-Reitor de Pós-Graduação do Unipê, Fábio Albuquerque, “o MBA é uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos, enriquecendo o currículo em busca de novas oportunidades de ascensão na carreira. Fazer uma pós melhora o nível de empregabilidade, as oportunidades de trabalho em processos seletivos de emprego, pois um curso de MBA é bastante valorizado, sobretudo para cargos de gestão”.

  Artigo "marcado" como:
  Categoria: