Especialista elenca 5 motivos para não deixar a declaração de Imposto de Renda para a última hora

Especialista elenca 5 motivos para não deixar a declaração de Imposto de Renda para a última hora
abril 29 17:05 2019

A especialista em Imposto de Renda, Edineide Costa, Diretora da Contal Assessoria Contábil, alerta para quem for deixar para fazer a declaração do imposto de renda no último dia do prazo é um risco que não vale a pena correr, pois dificilmente pode trazer alguma vantagem.

Os 5 principais motivos para não deixar a declaração do IR para última hora são:

1 – Risco de erros

Com a pressa por conta do limite do prazo, o contribuinte pode errar algum valor, e com isso cair na malha fina.

2 – Imprevistos

Quem deixa para a última hora, corre o risco de não conseguir todos os documentos necessários para preencher sua declaração, pois alguns comprovantes demoram dias para ser emitidos.

3 – Rede congestionada e internet

Com a proximidade do prazo final, o número de acessos ao sistema da Receita Federal aumenta, com isso é comum o sistema apresentar instabilidade ou lentidão na reta final do prazo, o que pode trazer algum problema ou, no mínimo, fazer com que o contribuinte gaste mais tempo na tarefa. Além disso, há sempre o risco de a conexão de internet falhar ou o computador apresentar algum defeito.

4 – Dificuldade em receber ajuda

Se você deixar para declarar nos últimos momentos do IR 2019 é sempre mais difícil encontrar disponível um contador, um amigo ou parente que esteja acostumado a prestar contas com o Leão na hora que surgir uma dúvida.

5 – Risco de multa

Se você perder o prazo significa que terá de pagar uma multa. O valor é de no mínimo R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Além disso, o contribuinte fica com o CPF “sujo”, o que pode lhe impedir de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

  Artigo "marcado" como:
  Categoria: