Escola de João Pessoa é a primeira do Brasil a implementar modelo de ensino Finlandês

Escola de João Pessoa é a primeira do Brasil a implementar modelo de ensino Finlandês
outubro 06 08:49 2019

A partir de 2020 o ISO Colégio e Cursos será o primeiro sistema educacional brasileiro a oferecer a metodologia innopeda aos seus alunos. Esse método de ensino é um dos responsáveis pela evolução da educação na Finlândia. 

Com o surgimento de novas tecnologias, a forma como lidamos com a informação vem passando por grandes transformações. Isso significa que hoje não é apenas o professor que detém um conhecimento específico, o que acaba transformando a dinâmica na sala de aula. Foi pensando nisso que a Turku University of Applied Sciences (TUAS), da Finlândia, viu a necessidade de difundir nas Instituições a Pedagogia da Inovação – INNOPEDA®.

ISO Colégio e Curso

O sistema de educação Innopeda, estimula a participação mais ativa dos estudantes na sala de aula. É uma nova abordagem de aprendizado que define como o conhecimento é assimilado, produzido e utilizado, de modo a incentivar a criação e as inovações. Neste ensino, o que existe é uma troca de conhecimento constante. 

Uma outra característica é que essa metodologia incentiva o empreendedorismo e a formação de cidadãos capazes de lidar com as rápidas mudanças e instabilidades do mercado de trabalho. O Innopeda busca formar jovens com uma visão global, os preparando para cenários que mudam rapidamente. Essa metodologia insere em todas as disciplinas, noções importantes de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.  

Em maio, um grupo de educadores finlandeses estiveram em João Pessoa exclusivamente para conhecer o ISO colégio e curso. Desde então foi iniciado uma negociação entre as instituições. Em agosto deste ano, uma equipe do ISO esteve em Turku, na Finlândia para conhecer de perto a metodologia.

“Desde então, nossa equipe está em treinamento e, em dezembro, teremos uma etapa final com uma equipe da Finlândia que estará no Brasil”, destacou Zé Antônio ao EKONOMY.

Zé Antonio sócio do ISO Colégio e Curso

O ISO surgiu há 12 anos e em pouco tempo se tornou líder de aprovação no Enem da Paraíba. Desde 2018, o colégio passou a oferecer turmas de Ensino Médio e, um ano depois, turmas de Ensino Fundamental II. Sempre se destacou por proporcionar inovação em seu sistema de ensino. Em entrevista ao portal EKONOMY, Zé Antonio, sócio do ISO, afirmou que a partir de 2020 as aulas já utilizarão a metodologia Innopeda

“Um dos diferenciais do ISO é que sempre estamos em busca do que há de melhor na área e a Finlândia lidera os rankings de educação mundial.”

acrescentou Zé Antonio.

Ainda em entrevista o sócio do colégio disse que a partir de 2020, o ISO também pretende oferecer turmas de Ensino Fundamental I, e será inaugurada uma nova unidade no Bessa, que já contará com essa nova metodologia de ensino.

“Nós do ISO Colégio e Cursos acreditamos na educação como peça-chave para o desenvolvimento social. Por isso, sempre investimos em melhorias e atualizações.  E o Innopeda é um marco não apenas para nós, mas para educação paraibana. Nossos alunos estarão alinhados com uma realidade global e estarão aptos para, no futuro, ocuparem vagas e cargos em qualquer lugar no mundo.”

Afirmou Zé Antonio.

Reportagem: Thatyesly Souza

Escreva um comentário

1 Comentário

  1. Prof. Janaína Melo
    outubro 06, 09:39 #1 Prof. Janaína Melo

    Fantástico! Empreender e Inovar – aprendendo e executando desde cedo!

Adicionar comentário