Startup paraibana receberá aporte do Banco do Nordeste para inovação

Startup paraibana receberá aporte do Banco do Nordeste para inovação
março 12 11:30 2020

Sistema será transformado em uma plataforma de serviços financeiros para análise de crédito, cadastro positivo e operações bancárias por intermédio de Open Banking

O YpControl, sistema paraibano de controle financeiro que facilita a organização e gestão das micro e pequenas empresas, foi selecionado pelo Edital Fundeci 01/2019 – Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação -, do Banco do Nordeste, que apoia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com vistas à melhoria da produtividade e competitividade dos setores econômicos da região.

O projeto vai desenvolver a integração do sistema com agentes financeiros, empresas de meio de pagamentos e instituições reguladoras para agilizar e facilitar as operações de crédito, recebimento, pagamento e controle financeiro de pequenos negócios, inclusive o MEI (Microempreendedor Individual), possibilitando o acesso a serviços financeiros mais alinhados às suas necessidades, de menor custo e com menos burocracia.

O aporte financeiro também será utilizado para construir uma camada de segurança que operacionalize os processos exigidos pela Lei 13.709, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vai impactar diretamente as operações financeiras que utilizam dados sensíveis do consumidor final, garantindo que os dados transacionados pela plataforma não sejam capturados para outros fins que não aos que se destinam.

Atualmente, o YpControl é um sistema de Controle Financeiro para pequenos negócios que de forma objetiva, simples e direta, auxilia na gestão financeira, com fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de boletos e notas fiscais integradas, gestão de contratos, entre outras funcionalidades. Como funciona na Nuven, o cliente não precisa investir em infraestrutura de TI e suas informações podem ser acessadas com segurança, a qualquer momento, de dispositivos conectados à Internet, descomplicando o controle, facilitando a tomada de decisão e ajudando na manutenção da saúde financeira dos negócios.

Com o novo aporte, o YpControl vai se transformar em um ambiente compartilhado, que agilizará a troca de informações financeiras para a análise de crédito, cadastro positivo e operações bancárias por intermédio de Open Banking aumentando a produtividade nos processos financeiros e desburocratizando a obtenção de crédito para os pequenos negócios. “O maior ganho do projeto será o desenvolvimento de um produto inovador para os pequenos negócios que vai possibilitar a conexão direta com instituições financeiras que poderão oferecer mais e melhores serviços financeiros adequados à capacidade financeira e, principalmente, ao objetivo de cada negócio”, explica Cláudio Piomonte, diretor da empresa.

O projeto será executado por equipe própria da E-Gen, empresa desenvolvedora do YpControl, e apoiado por pesquisadores e consultorias de tecnologia, economia e mercado. Para o professor Euler Tavares de Macedo, vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, que dará consultoria acadêmica através de cooperação técnica com a alocação de alunos de graduação e pós-graduação aptos a contribuírem com o desenvolvimento e melhoria da ferramenta YPControl, parcerias como essa são importantes para gerarem inovações capazes de sanar demandas da sociedade e contribuir para o avanço científico e tecnológico da região.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil na Paraíba, João Nilton Castro, destaca que investir em projetos de inovação como esse garante o desenvolvimento com melhoria da produtividade e competitividade dos setores econômicos da região. “O BNB reconhece o potencial do mercado da inovação, ao entender que trata-se de um inegável pilar do desenvolvimento para a Região. O fato de termos três propostas da Paraíba selecionadas em edital do Fundeci para Inovação é uma forma de reconhecer o potencial do Estado para trazer novas soluções às necessidades dos clientes” afirma.

Cláudio Piomonte destaca que o aporte do BNB através do Fundeci será fundamental para suportar a evolução tecnológica do YpControl e o crescimento dos negócios da empresa com a possibilidade de gerar emprego e renda de forma sustentável, com a oferta de serviços de valor agregado maior. “O apoio do BNB será fundamental para nosso próximo ciclo de crescimento. O aporte desses recursos irão nos auxiliar a financiar os riscos tecnológicos inerentes ao projeto e, também, no desenvolvimento de novos serviços que levarão a empresa a outro patamar de negócios”.

No total, foram selecionadas três empresas da Paraíba no Edital Fundeci 01/2019, que serão beneficiadas com R$ 873,9 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

  Artigo "marcado" como:
  Categoria:
Escreva um comentário

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar um comentário.

Adicionar comentário