Cartório mantém serviços e usa a tecnologia para autenticação de documentos em João Pessoa

Cartório mantém serviços e usa a tecnologia para autenticação de documentos em João Pessoa
março 27 10:33 2020

O serviço de autenticação digital do cartório Azevêdo Bastos em João Pessoa-PB vem sendo fundamental para mais de 1.700 empresas no país nesse período de quarentena e isolamento social. Graças à tecnologia, milhares de funcionários não precisam mais se deslocar a cartórios no país para dar fé pública a documentos diversos.

Titular do Cartório Azevêdo Bastos, o Bacharel em Direito Válber Azevêdo, explica que apesar da situação mundial, o cartório tem mantido seus serviços conforme a recomendação emitida pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Em atendimento a essa recomendação, o Cartório passou a adotar o expediente ininterrupto e reduzido, a priorizar ao máximo os atendimentos por serviços eletrônicos e a suspender as celebrações de casamentos, algo que é feito de forma coletiva e com aglomeração de pessoas.

A recomendação do Corregedor-Geral da Justiça do Estado da Paraíba, Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, datada do dia 23 de março, também prevê que o atendimento das medidas urgentes deve ser feito observando as cautelas e orientações governamentais a respeito do contato pessoal com o usuário.

Segundo Azevêdo, o serviço é considerado essencial, portanto, possui autorização para continuar funcionando. “Estamos tomando todas as precauções, mas as emissões de certidões de nascimento, óbito e outros documentos não podem parar”, analisa ele, informando que a tecnologia tem sido fundamental nesse momento.

Através do Site do Cartório (https://www.azevedobastos.not.br/), as pessoas podem fazer a solicitação de segunda via de certidões e documentos arquivados, pesquisar online se a pessoa tem firma reconhecida no cartório e até fazer a pré-entrada de documentos para se casar. “Isso reduz o tempo dentro do ambiente do cartório, fazendo com que a pessoa agilize seu atendimento”.

AUTENTICAÇÃO DIGITAL

Outro exemplo de serviço importante que o Azevêdo Bastos disponibiliza sem necessidade de deslocamento ao cartório é a autenticação digital que vem sendo adotada por empresas de todo o país.

Desenvolvido em 2001 pela VS Datta Imagem, empresa paraibana de tecnologia, o serviço é pioneiro no Brasil. De 2001 a 2004 passou por vários testes, provas de conceitos e chegou a ser reconhecido como uma inovação em várias publicações nos meios de comunicação brasileiros (sites, jornais e revistas). Em 2006, foi apresentado à Corregedoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba ratificando definitivamente a operação.

Em 2010, o Tribunal de Contas da União ratificou a validade da autenticação digital em todo o país, informando a previsão legal da apresentação de documentos assim certificados, inclusive, para uso em licitações.

O Cartório Azevêdo Bastos funciona nesse período de isolamento social de segunda a sexta das 9h às 15h, na avenida Epitácio Pessoa 1145, Bairro dos Estados. A autenticação digital segue sendo feita das 9h00 às 17h30. Mais informações pelo telefone 3244 5404 ou pelo site azevedobastos.not.br/

  Artigo "marcado" como:
  Categoria:
Escreva um comentário

0 Comentários

Ainda sem comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar um comentário.

Adicionar comentário